200962141534187logo_enem_2009A uma semana do Enem 2009  é natural que os estudantes sintam ansiedade perante a maratona de provas que irão enfrentar nos dias 3 e 4 de outubro. Por isso o Pombo vai mandar pra você importantes dicas para se dar bem nas provas.

Descanso

Baladas durante esta semana, por exemplo, estão fora de cogitação. Cansaço e bebidas alcoólicas podem provocar alteração de humor, e isso pode prejudicar a concentração e a compreensão do estudante. A privação de sono também modifica o estado “normal” do estudante: a pessoa que não dorme pode desenvolver primeiro o mau humor; depois, vêm o déficit de atenção, de memória e a dificuldade de planejamento, raciocínio e tomada de decisões.

Como relaxar?

Não adianta querer aprender tudo “da noite para o dia”, uma vez que o conteúdo que será cobrado vem sendo ensinado ao longo de todo o ensino médio. Ter uma boa noite de sono, boa alimentação e boa ingestão de água são algumas ações pré-prova que ajudam a combater a tensão. Medidas como fazer alongamento, preparar o que é preciso levar no dia e chegar cedo no local de prova também ajudam a evitar o nervosismo.

O que comer?

É aconselhável que os estudantes levem alimentos práticos, como sucos, bolachas, barra de cereal ou frutas para ajudar a recuperar a energia perdida durante o exame, que terá duração de 4h30 no primeiro dia (3) e 5h30 no segundo (4).

Alimentos estimulantes, como café e chocolate, devem ser evitados por quem tem tendência a ficar nervoso, pois podem deixar a pessoa ainda mais agitada e desconcentrada.

Água ainda é o melhor para a hidratação, mas é possível complementar com um suco. Quanto menos industrializado, melhor.

Se o estudante tiver refeição exagerada antes de fazer a prova, toda a energia do organismo irá se concentrar na digestão e tendemos a ficar sonolentos; o raciocínio tende a ficar mais lento.

Aplicacao da prova na USP - 15O que fazer no dia?

O estudante deve acordar em horário razoável para conseguir fazer café da manhã e almoço completos. O café da manhã deve conter alimentos como pão, leite e frutas e o almoço deve ser leve, sem alimentos gordurosos ou de digestão lenta, como frituras, carnes gordurosas, maionese, refrigerante e chocolate. O ideal é que o almoço contenha arroz, feijão, salada, carne, suco e uma sobremesa.

É importante também chegar cerca de 1 hora antes do início das prova, para evitar imprevistos. Será necessário apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, cartão de confirmação de inscrição e folha de respostas do questionário socioeconômico.

A prova

O Enem 2009 será aplicado em 1.826 municípios brasileiros, nos dias 3 e 4 de outubro, milhões de brasileiros se inscreveram. A prova será aplicada da seguinte forma:

  • 3/10 (sábado): das 13h às 17h30 – prova 1: ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias.
  • 4/10 (domingo): das 13h às 18h30 – prova 2: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e matemática e suas tecnologias.
  • Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, horário de Brasília (DF). As provas serão aplicadas às 13h, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias.

    Lembrando a todos que o Pombo estará ligado nos dias das provas e divulgará aqui no blog o gabarito das duas provas, então não perca o Pombo de vista…

    *Veja também: Faça as provas de simulado do Enem 2009 ! !